A ADRAT, em coordenação com a CIMAT, organizou e participou em mais uma visita técnica sobre Certificação Florestal, desta vez à região do Baixo Vouga, no dia 22 de janeiro.
A entidade visitada foi a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV), sócia-fundadora da Associação para a Certificação Florestal do Baixo Vouga (ACF Baixo Vouga), constituída para promover a certificação florestal na região NUTS III Baixo Vouga, tendo implementado um Sistema de Gestão Florestal Sustentável (SGFS), ao abrigo do qual têm já certificados cerca de 6.000 hectares.
A floresta do Baixo Vouga é maioritariamente de proprietários florestais privados, onde se destaca o elevado número de parcelas de pequena dimensão, fragmentadas e dispersas no território. Dadas as características estruturais da propriedade florestal, a falta de apoios à gestão e as baixas produtividades das explorações, há necessidade de os produtores florestais se organizarem.
O associativismo para apoiar o pequeno proprietário, a partir de uma gestão conjunta e constitui atualmente parte da solução para o desenvolvimento florestal. Houve também uma reunião de trabalho com o Conselho Diretivo do Baldio de Talhadas (concelho de Sever do Vouga), na qual se debateram algumas das problemáticas próprias da gestão deste tipo de propriedade.
A representação do Alto Tâmega constituiu-se sobretudo por técnicos do setor florestal, quer das Organizações de Produtores Florestais (OPF), quer dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF).
Esta visita técnica faz parte de um conjunto de ações de trabalho conjuntas, no âmbito de um projeto da CIMAT que visa a melhoria da competitividade dos agentes do setor florestal e a sua capacitação para a certificação da gestão florestal sustentável.