ALTO TÂMEGA FLORESTAL
Esta página surge no âmbito do projeto Programa de apoio ao reforço da competitividade das PME do setor florestal do Alto Tâmega, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Intermunicipal) e apoiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), implementando um conjunto de ações que, atuando diretamente junto dos agentes que integram a fileira florestal da região do Alto Tâmega, reforçarão a capacidade de criação de valor deste setor, contribuindo para o aumento da sua visibilidade e reconhecimento, a nível nacional e internacional.
Pretende-se estimular o envolvimento dos agentes económicos da fileira no reconhecimento conjunto da importância de uma abordagem comum relativamente à qualificação e valorização das atividades e do setor, com a melhoria da competitividade e com o reforço da capacidade de criação de valor.
A elaboração de diversos estudos e atividades práticas (workshops e visitas técnicas), constituíram a base de conhecimento, que se consubstancia na criação de uma Comunidade de Prática. Uma Comunidade de Prática designa um grupo de entidades ou indivíduos que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse.
No caso concreto, com a dinamização de uma Comunidade de Prática dos agentes económicos do setor da floresta na região do Alto Tâmega pretende-se mobilizar o conjunto dos agentes em torno de objetivo comum de qualificação e valorização do setor, potenciando e dando continuidade aos resultados do presente projeto.
Esta Comunidade de Prática constituir-se-á, assim, como sucessora dos objetivos e resultados do projeto, quer no que se refere à implementação dos processos de certificação, quer no que se refere ao reforço e consolidação de uma lógica de atuação proactiva do setor.